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aviao voando no ceu

TRABALHOS ACADÊMICOS

Trabalhos de conclusão de curso, pesquisas e artigos científicos aprovados e publicados pela Céu Livre Aerodesporto

artgo cientifico de MBA em gestão Aeroportuária

Pós Graduação

MBA Executivo

Gestão Aeroportuária

PADRONIZAÇÃO DA GESTÃO AEROPORTUÁRIA EM AEROPORTOS REGIONAIS: UM ESTUDO DE CASO DO AEROPORTO DE ENVIRA – AM

          A população brasileira se encontra nos mais distantes confins do território que ainda pode ser considerado como sob a soberania e a tutela do Estado do Brasil. E sendo esta nação continental de tão longínquas distâncias, os mais diversos modais de transporte são explorados para conduzir pessoas e cargas entre os pontos de partida e chegada. Com o mais antigo meio que chegou ao Brasil em 1500, o barco pelo mar e rios navegáveis, aos trens sobre os trilhos, os veículos nas rodovias e os aviões em suas aerovias e rotas diretas.
          Por diversas vezes a única forma de chegar a um ponto isolado do país é por meio aéreo, em questões de eficiência e rapidez é a modalidade que compete com os barcos, como por exemplo, no território amazônico, tema do trabalho que vos é apresentado.
          O Brasil é parte signatária e compromissado a cumprir os acordos, resoluções e orientações da Organização da Aviação Civil Internacional desde sua criação em 1944. Um país com posições privilegiadas em suas cadeiras e ativo quando se trata de fazer escola e criar práticas que acabam sendo englobadas e aceitas como recomendações a nível mundial.
          Porém as aplicações necessárias de todas as questões de gerenciamento operacional de empresas e aeroportos se concentra apenas nos grandes centros e nas capitais do Brasil, tendo tido pouca ou nenhuma atenção dos órgãos militares e agências reguladoras que deveriam zelar pela padronização homogênea de empresas e aeroportos por todo o território que ainda se pode dizer que faz parte da nação brasileira, em nome da segurança de todos.
          Práticas irregulares, ilegais e o descaso da administração pública sobre o gerenciamento da segurança aeroportuária e de voo na aviação regional do Brasil são erros e por muitas vezes violações latentes e explícitas que têm levado vidas a cabo e causado outros prejuízos, que sempre serão irrisórios em comparação com qualquer vida.
          Este trabalho de conclusão de curso, MBA Executivo em Gestão Aeroportuária, tem por objetivo sintetizar a história, os regulamentos e a legislação no ramo de gestão e segurança aeroportuária utilizando os métodos de pesquisa bibliográfica, levantamento de dados púbicos disponíveis e foca nas necessidades de padronização da operação do aeroporto João Fonseca, localizado no município de Envira estado ainda brasileiro do Amazonas.
          Que sirva como referência para as futuras gerações de acadêmicos da cadeira de Ciências Aeronáuticas, Engenharia Aeronáutica, Logística e Administração voltada para aeroportos. Bem como para as centenas de aeroportos que se encontram em situação semelhante na Amazônia “brasileira” e demais regiões.

Pós Graduação

Gestão de Segurança de Voo

BALOEIRO VERSUS BALONISTA:
A NECESSIDADE DO FOMENTO, ENSINO, DEMOCRATIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA ATIVIDADE DE BALONISMO NO BRASIL COM O OBJETIVO DE MITIGAR O RISCO BALOEIRO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

tcc sobre balonismo

          Da pré-história à China antiga, da idade média aos tempos modernos. O balonismo tem passado por grandes saltos evolutivos com a contribuição de figuras históricas que merecem ser sempre lembradas e enaltecidas.
          Porém, ainda hoje, a ignorância e a falta de bom senso continua colocando vidas em risco e a atividade aeronáutica em perigo. O risco baloeiro é real, é presente e precisa ser combatido das melhores maneiras. Uma delas é o fomento da atividade de balonismo entre os praticantes da soltura de balões não tripulados. Muitos por não saber os caminhos para o voo regulamentado e seguro, outros por má vontade.
          É preciso facilitar, democratizar e espalhar o ensino técnico aeronáutico a fim de reduzir o número de praticantes dessa atividade ilegal e aumentar o número de adeptos do voo do balão livre tripulado. Provocando assim o aumento das atividades aerodesportivas regulamentadas, o crescimento do turismo e das atividades de eventos que movimentam a economia, geram empregos, sustentam famílias e maravilham os olhos dos praticantes e espectadores com essa linda máquina de voar mais leve que o ar.
          O presente estudo terá como problema demonstrar por quais motivos a prática de soltar balões afeta a segurança do tráfego aéreo brasileiro. Para tanto, será definida a atividade baloeira no Brasil, identificar-se-á os riscos e possíveis consequências que a prática de soltar balões exerce sobre a segurança da aviação e do tráfego aéreo do país.
          Foi utilizado o método de extensa pesquisa bibliográfica com referências internacionais e nacionais, reiterando a falta de material bibliográfico acadêmico sobre aviação no Brasil. Tal trabalho corrobora para aumentar o nível de referência para as próximas gerações provenientes da academia das Ciências Aeronáuticas brasileiras. Pois navegar é preciso.

tcc sobre vants

Graduação

Bacharelado em 

Ciências Aeronáuticas

OS VANTS NO MERCADO AEROAGRÍCOLA

          Concomitantemente ao aumento exponencial do número de pessoas no planeta, dá-se a necessidade de se produzir cada vez mais alimentos para manter a humanidade. Tal fato aumenta cada vez mais a demanda, exigindo mais da produção agrária. O Brasil é um dos melhores países nessa questão, somando desde fatores climáticos adequados ao plantio durante todo o ano à qualidade e fertilidade das suas terras.
          A operação aeroagrícola cresce junto com este mercado, mesmo entre crises e pandemias, apresenta anualmente curvas mais ou menos acentuadas em números de produção, porém, sempre ascendentes. Desde a invenção das primeiras aeronaves, o ser humano vem demonstrando seu fascínio e sua inteligência para usá-las nas mais diversas atividades. Como exemplos e foco do estudo em questão, o voo sem tripulante e as aplicações no agronegócio. Estas duas atividades evoluíram separadamente.
          O sonho do voo pilotado remotamente trilhou avanços em tecnologias militares, porém, no âmbito civil não obteve a atenção que merecia. Já o uso de aeronaves tripuladas para uso agrícola foi de pronto implantado pelo mundo. Porém com deficiências em questões do ponto de vista econômico, devido ao desperdício de produtos. Ambiental, devido à contaminação de áreas naturais. E na questão que concerne à saúde pública, segurança do trabalho e segurança de voo, devido à contaminação de comunidades que margeiam pontos de pulverização. O mesmo acontecendo com os profissionais que lidam diretamente com tais produtos. E os temidos acidentes aéreos com a perda da vida de pilotos.
          Nas últimas três décadas, a precisão, economia, confiabilidade e segurança da utilização de aeronaves remotamente pilotadas evoluiu absurdamente no ponto de vista tecnológico e legal. Agências especializadas como OACI, FAA e ANAC, bem como os órgãos executivos têm padronizado e legislado sobre a operação desses equipamentos. Este trabalho corrobora para esclarecer a necessidade da utilização do veículo aéreo não tripulado nas diversas fases do processo de produção agrícola.

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